Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reditec

Encerramento debate desafios e oportunidades para o futuro da educação profissional tecnológica

Conferência final abordou o tema 'desafios e oportunidades para os próximos 15 anos'

Publicada por Jose Nascimento em 13/11/2023 Atualizada há 7 meses

Com mediação de Marcelo Bregagnoli, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), os debatedores Sérgio Pedini, Instituto Federal do Sul de Minas, Luiz Augusto Caldas, do Instituto Federal Fluminense e Carla Comerlato Jardim do Setec/MEC, abordaram os caminhos futuros da Rede Federal.

Encerramento Reditec

O principal ponto foi a formação eficaz da Política Nacional de Educação Tecnológica, com ênfase para a expansão da oferta da Rede Federal. Entre as diretrizes, foram debatidos:

  • Estímulo a realização de projetos inovadores;
  • Participação ativa do setor produtivo;
  • Articulação entre instituições formadoras, setor produtivo e órgãos públicos;
  • Capacitação digital;
  • Atuação conjunta entre a Rede Federal de Educação Profissional e Secretarias Estaduais de Educação; e
  • Instituições de instância tripartite (gestores da educação, instituições formadoras e setor produtivo).

A mesa redonda discutiu ainda o sistema nacional de avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (avaliação de cursos e instituições) e o incentivo ao fomento da oferta do ensino médio, articulado com a educação profissional tecnológica (configurando uma estratégia mais potente para qualificação).

Entre os encaminhamentos, os debatedores discutiram os números da Rede Federal de Educação: taxa de evasão (19,11%), escritos /vagas (1,8%) e eficácia acadêmica (57%). “Não podemos esquecer de deixar como reflexão o papel dos aposentados na Rede Federal”, concluiu Sérgio Pedini.

Reditec 2024

No final do evento, foi anunciada a sede 2024 da Reditec. Organizada pelo Instituto Federal de Goiás e pelo Instituto Federal Goiano, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica será realizada em Caldas Novas.

Palavras-chave:
IFGO
Reditec
IFRN
Conif
Setec

Notícias relacionadas